quinta-feira, 24 de março de 2011

Seleção de Monitores para o projeto de Inclusão Social e Digital

EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES PARA O PROJETO INCLUSÃO SOCIAL E DIGITAL NA COMUNIDADE MARCILIO DIAS: ECONOMIA SOLIDÁRIA E TECNOLOGIA PARA GERAÇÃO DE RENDA E DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO, DESENVOLVIDO NA CASA BRASIL - UNIDADE PORTO ALEGRE – RS, EM PARCERIA COM A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO

Moradia e Cidadania, executora do projeto Inclusão social e digital na comunidade Marcilio Dias: Economia Solidária e Tecnologia para geração de renda e desenvolvimento comunitário, em parceria com a Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul – Escola De Administração, torna público a abertura de Edital de Seleção de Monitores, para atuar no referido projeto a ser realizado na Casa Brasil - Unidade Porto Alegre, situada na Rua Voluntários da Pátria, nº 2552, Bairro Marcilio Dias.

I. DO PERÍODO, HORÁRIO E LOCAL DE INSCRIÇÃO:

1.1 - As inscrições serão realizadas na CASA BRASIL, situada na Rua Voluntários da Pátria, nº 2552, Bairro Marcilio Dias – Porto Alegre.

1.2 – As inscrições serão realizadas no período de21/02/11 à 18/03/11 - das 10:00 às 18:00 horas, através da entrega de currículo no local acima, ou via internet

1.3 – Serão aceitas também inscrições pela internet, enviadas para o correio eletrônico casabrasilpoa@gmail.com, até as 18 horas do dia 18/03/2011.

Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail acima ou pelo F: 3346.2326.

II. ÁREAS DE ATUAÇÃO, PERFIL E ATRIBUIÇÃO DOS MONITORES

2.1 – Neste processo seletivo, buscamos contratação MONITORES PARA:

2.1.1 - Monitor Telecentro -

Número de vagas –duas (2)

Carga Horária Semanal - 20h

Formação – Ensino Médio Completo, preferencialmente técnico em informática.

Perfil desejado: conhecimento e uso de softwares, ferramentas de informática, blog, internet, organização e práticas pedagógicas.

Tarefas sob sua responsabilidade: realizar atividades de monitoria aos Usuários do telecentro, participar das atividades do Tabor (Projeto Sócio Educativo no contrata turno escolar) e da Economia Solidária. Possibilitar o primeiro contato com as ferramentas disponíveis na informática, dando noções de digitação e utilização da internet. Oportunizar a qualificação de monitores para o telecentro, a fim de atuarem na promoção da inclusão digital das comunidades.

2.1.2. Monitor Multimídia

Número de vagas - uma (1) Carga Horária Semanal - 20h

Formação: Ensino Médio completo, preferencialmente técnico em informática

Perfil desejado: planejamento, organização, trabalho em equipe.

Tarefas sob sua responsabilidade: participar das atividades do Projeto Tabor e da Economia Solidária. Estimular o conhecimento e reconhecimento da identidade sociocultural da comunidade do bairro Marcilio Dias e vizinhança.

2.1.3. Monitor do Metarreciclagem

Número de vagas - duas (2)

Carga Horária Semanal - 20h

Formação Ensino Médio completo, preferencialmente técnico em informática.

Perfil desejado: conhecimento em montagem e recuperação de PC, organização, planejamento, trabalho em equipe.

Tarefas sob sua responsabilidade: participar das atividades do Projeto Tabor e Economia Solidária. Realizar atividades e oficinas de triagem dos computadores descartados, realizar oficinas de reciclagem, recuperação e montagem de computadores descartados, promover qualificação profissional através de técnicas e praticas de triagem, reciclagem e recuperação de computadores, visando a geração de trabalho e renda.

2.1.4. Monitor Sala de leitura e Biblioteca

Formação: Ensino Médio completo

Número de vagas - duas (2)

Carga Horária Semanal - 20h

Perfil desejado: organização e gestão de acervo, eletrônico e físico, condições de desenvolver oficinas de idiomas, leitura comentada , reforço escolar e contação de estórias.

Tarefas sob sua responsabilidade: participar das atividades do Projeto Tabor e da Economia Solidária, atender na recepção da Casa Brasil encaminhando as demandas, realizar o cadastro e os registros necessários, atender na biblioteca, organizando e mantendo o acervo, com registros, cadastros e empréstimos de livros.

III – DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO:

3.1 – O calendário das etapas do Processo Seletivo seguirá as datas, a saber:

3.1.1 – Análise de Currículo – 21/03/2011.

3.1.2- Avaliação de conhecimentos: 24/03/2011

3.1.2 – Entrevista - na Unidade Casa Brasil Porto Alegre ( Rua Voluntários da Pátria 2552) - período de 28 a 29/03/2011.

3.1.3 – Resultado final do Processo Seletivo – na CASA BRASIL a partir do dia.30/03/11 e no site www.moradiaecidadania.org.br.

IV – DA CARGA HORÁRIA, DO REGIME DE TRABALHO E DA REMUNERAÇÃO:

4.1 – A carga horária será de 20 horas semanais, com o pagamento por meio de .bolsa no valor de R$ 241,00 ( duzentos e quarenta e um reais). acrescido de vale-transporte. O horário de trabalho será de 10 às 14h ou 14h às 18h (sala de leitura, telecentro e metarreciclagem ), 14 às 18h ( multimídia).

V – DAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES SOBRE O PROJETO CASA BRASIL:

6.1 – As informações complementares sobre o Projeto Casa Brasil poderão ser acessadas no http://casabrasilpoars.blogspot.com/

VI - DOS CASOS OMISSOS

7.1 - Os casos omissos serão dirimidos pela Comissão de Avaliação do Processo Seletivo.

Porto Alegre, 21 de Fevereiro de 2011.

Airto Francisco Pereira Artur Ferreira Almeida

Casa Brasil – Porto Alegre Moradia e Cidadania

Pedro de Almeida Costa

Escola de Administração - UFRGS

Seleção de Coordenador de Economia Solidária

MORADIA E CIDADANIA

REDE DE INTEGRAÇÃO E CIDADANIA - RINACI

EDITAL DE SELEÇÃO DE COORDENADOR DE ECONOMIA SOLIDÁRIA, DO PROJETO CASA BRASIL, - UNIDADE PORTO ALEGRE – RS

Moradia e Cidadania, executora do projeto CASA BRASIL, torna público a abertura de Edital de Seleção para Coordenador de Economia Solidária, para atuar na Casa Brasil - Unidade Porto Alegre, situada na Rua Voluntários da Pátria, nº 2552, Bairro Marcilio Dias.

I. DO PERÍODO, HORÁRIO E LOCAL DE INSCRIÇÃO:

1.1 - As inscrições serão realizadas na CASA BRASIL, situada na Rua Voluntários da Pátria, nº 2552, Bairro Marcilio Dias – Porto Alegre.

1.2 – As inscrições serão realizadas no período de 16/03/11 à 28/03/2011 - das 10:00 às 18:00 horas, através da entrega de currículo no local acima, ou via internet

1.3 – Serão aceitas também inscrições pela internet, enviadas para o correio eletrônico casabrasilpoa@gmail.com, até as 18 horas do dia 28/03/2011 .

Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail acima ou pelo F: 3346.2326.

II. ÁREAS DE ATUAÇÃO, PERFIL E ATRIBUIÇÃO DO COORDENADOR

2.1 – Neste processo seletivo, buscamos contratar o profissional para executar a coordenação junto ao Modulo de Economia Solidária :

Formação: Ensino Superior completo ou cursando Administração de Empresas , e/ou áreas afins,

Perfil desejado: conhecimento em economia solidária, grupos associativos e cooperativismo, comercialização, designer, apresentação e distribuição de produtos. Planejamento, organização, negociação, direcionamento. Capacidade de articulação e mobilização , flexibilidade, comunicação, trabalho em equipe, visão de processo, Gestão, capacidade e avaliação.

Tarefas sob sua responsabilidade: coordenar e gerir o módulo de Economia Solidaria , na operação e gestão dos cursos e capacitações oferecidos pelo Casa Brasil através deste modulo, articular oportunidades de comercialização e escoamentos dos produtos desenvolvidos pelos Projetos, mobilizar parcerias , representar o projeto. Em parceria com o Coordenador Geral da Casa desenvolver a gestão e acompanhamento dos outros módulos do Projeto Casa Brasil ( telecentro, sala de leitura, laboratório de recondicionamento de microcomputadores, estúdio multimídia) .

III – DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO:

3.1 – O calendário das etapas do Processo Seletivo seguirá as datas, a saber:

3.1.1 – Análise de Currículo – 29/03/2011.

3.1.2 – Entrevista - na Unidade Casa Brasil Porto Alegre ( Rua Voluntários da Pátria 2552). 31/03/2011.

3.1.3 – Resultado final do Processo Seletivo – na CASA BRASIL. a partir do dia 01/04/11.

IV – DA CARGA HORÁRIA, DO REGIME DE TRABALHO E DA REMUNERAÇÃO:

4.1 – A carga horária será de 40 horas semanais, com o pagamento de R$ 700,00 ( setecentos reais), por meio de Cooperativa, acrescido de vale-transporte. O horário de trabalho será de 10 às 18h, com intervalo para almoço.

V – DAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES SOBRE O PROJETO CASA BRASIL:

6.1 – As informações complementares sobre o Projeto Casa Brasil poderão ser acessadas no http://casabrasilpoars.blogspot.com/

VI - DOS CASOS OMISSOS

7.1 - Os casos omissos serão dirimidos pela Comissão de Avaliação do Processo Seletivo.

Porto Alegre, 15 de Março de 2011.

Airto Francisco Pereira Artur Ferreira Almeida

Coordenador da Unidade Coordenador Estadual

Casa Brasil – RS Moradia e Cidadania

Jorge Roberto dos Santos

Diretor Geral da RINACI

Inscrições para o curso de artesanato básico

O projeto Ziguezagueando e Cortando Reto, desenvolvido na Casa Brasil de Porto Alegre, vai iniciar uma turma de costura e artesanato em tecido, módulo básico, no dia 4 de abril. As oficinas acontecem nas segunda e quartas, no turno da tarde, das 14h às 17 h. O curso tem duração de três meses. Mais informações pelo fone 3346-2326. A turma do Ziguezaguendo de nível avançado 1 já está preparando seus artesanatos de Páscoa.

sábado, 19 de março de 2011

Caixa ODM tem aula inaugural em Porto Alegre

As alunas do projeto de artesanato e corte-costura, Ziguezagueando e Cortando Reto participaram, nesta terça-feira (15), na Casa Brasil Porto Alegre da primeira aula desta etapa do projeto, que capacitará 14 alunas em cada turma, em um total de quatro turmas em 2011. O grupo de instrutores inclui uma técnica em costura, assistente social, psicólogo além dos profissionais da casa Brasil.
O Ziguezagueando é o projeto selecionado pelo programa Caixa ODM, desenvolvido pela Superintendência Regional Porto Alegre, com execução da OSCIP Rede de Integração e Cidadania (RINACI). Tem o objetivo de promover a aprendizagem e o aperfeiçoamento em técnicas artesanais com resíduos têxteis aproveitando o material reciclável doado por parceiros, visando ampliar a capacidade de geração de trabalho e renda das comunidades vizinhas à Casa Brasil.
Maricel Santos dos Santos foi uma das primeiras a chegar na aula. Ela já freqüentou o curso básico na Casa Brasil e está de volta para aumentar seus conhecimentos. “A acolhida de todos foi muito importante para buscar a continuidade de minha qualificação, participando deste curso”, ressaltou a treinanda.
Para Jorge Roberto dos Santos, gerente executivo da RINACI, a proposta deste curso é preparar para a geração de renda. “Além da qualificação técnica, temos módulos de desenvolvimento humano, visando fortalecer a estima e autonomia seguindo os fundamentos da economia solidária, estimulando a constituição de grupos para produção e comercialização da produção”, ressalta.
Artur Ferreira Almeida, coordenador do comitê da SR Porto Alegre, acredita que este projeto dará continuidade às ações de geração de renda que estão sendo executadas na Casa Brasil. “As parcerias que estão sendo construídas com o Sindicato do Artesão, Persol, ONG Moradia e Cidadania, Fórum de Economia Solidária, Diaconia Dom Vicente Scherer, Pastoral da Criança , possibilitam a realização deste curso”, afirma.
Casa Brasil – O projeto é do Governo Federal, implantado em Porto Alegre pela ONG Moradia e Cidadania . Possui telecentro, sala de leitura, laboratório de manutenção de microcomputadores, estúdio multimídia, cursos para geração de renda e atendimento sócio-educativo para crianças e adolescentes da comunidade Santa Terezinha.
Caixa ODM - Criado em 2006, o Programa Caixa ODM faz parte da estratégia de relacionamento da instituição com as comunidades e pretende consolidar a atuação da Caixa como agente financeiro promotor de desenvolvimento local de forma integrada com os objetivos negociais, pautado nos princípios que norteiam a responsabilidade social empresarial.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Novo módulo do Ziguezagueando

PROJETO ZIGUEZAGUEANDO E CORANDO RETO - Dentro deste projeto a Casa já iniciou mais um curso de Artesanato em Tecido. Desta vez é um módulo avançado para pessoas que já possuem experiência Corte Costura e Artesanato. Serão ministradas novas técnicas com reaproveitamento de tecidos e materiais têxteis. Também estamos inciando um módulo de Avançado II, desta vez uma parceira com a Ong RINACI.